Para você ter visibilidade, nós somos autorizados pelo MEC, porém ainda não reconhecidos. Toda faculdade passa por este processo, é normal.
😊 Entendendo a diferença entre autorizado e reconhecido
Toda Instituição de Ensino Superior precisa pedir uma autorização ao MEC para abrir um novo curso, e também uma autorização prévia antes de abrir a oferta de vagas. Após o curso começar, é preciso que a faculdade peça ao MEC o reconhecimento dela antes da primeira expedição de diploma.
Para você entender melhor quais são as etapas do processo de reconhecimento de um curso de graduação, criamos o infográfico abaixo para melhor entendimento:
Vale ressaltar que por conta da pandemia, o prazo de visita do MEC está em atraso.
✅ Então, aqui estamos, na fase de protocolar o processo de reconhecimento. Desta forma, na metade da sua graduação nossas grades curriculares já estarão com todas as exigências que você precisa. Não conseguimos te dar uma data exata de quando o MEC irá realizar o reconhecimento, por que depende do MEC mesmo. E mais, ao protocolar o reconhecimento, o diploma da Ampli já fica válido, assim caso o MEC demore após a formatura para oficializar o reconhecimento, você não precisa se preocupar, pois o seu diploma já fica válido em todo território nacional.
Os seguintes cursos já foram protocolados e dependem do MEC agora:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Coaching e Desenvolvimento Humano
- Comércio Exterior
- Design Gráfico
- Design de Moda
- Design de Interiores
- Empreendedorismo
- Fotografia
- Gastronomia
- Investigação e Perícia Criminal
- Negócios Imobiliários
- Marketing
- Marketing Digital
- Gestão Comercial
- Gestão Hospitalar
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Logística
- Processos Gerenciais
- Gestão da Qualidade
- Gestão da Produção Industrial
- Gestão Ambiental
- Gestão de Turismo
- Gestão Pública
- Segurança Pública
- Gestão de Saúde Pública
- Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais
A visita do MEC normalmente ocorre de 4 a 8 meses após o protocolo. Após o protocolo, todos os prazos são do MEC. Mas de qualquer forma, isso não irá interferir no diploma, pois mesmo que o aluno se forme antes da publicação da portaria de reconhecimento, o diploma terá validade, pois o pedido do protocolo ocorreu dentro do prazo. Caso queira checar a norma que garante isso, consta no Art. 26 deste link.
💡 Para entender melhor este tema, você pode visitar o blog da Ampli e entender como funciona o processo de reconhecimento de cursos pelo MEC em detalhes.
Enquanto isso, dá uma olhada no site do E-MEC, que é um site oficial do Ministério da Educação. Nós temos nota máxima no CI-EAD que é o conceito institucional de ensino a distância. O link é esse aqui: ampli.me/mec
Lá você conseguirá visualizar também a relação dos cursos de graduação e pós-graduação da Ampli que estão cadastrados no MEC.
Se você ainda não é aluno, e precisa conversa com a gente, é só mandar uma mensagem para contato@ampli.com.br.